Jogo da Máfia
Qual a melhor forma de mostrar para o internauta como funcionam as modenras máfias globalizadas do século XXI? Resolvemos usar o poder de simulação dos games e criar o "Jogo da Máfia"
O conceito deste jogo é simples: o jogador é um policial infiltrado que tem que crescer na vida do crime organizado para se aproximar (e prender) o chefão. Ele deve procurar os melhores preços nos mercados negros do mundo comprando e vendendo armas, drogas e escravos, por exemplo.
O "Jogo da Máfia" foi um dos newsgames selecionados para participar do FILE (Festival Internacional da Linguagem Eletrônica) em 2011
Na primeira década dos anos 2000, as equipes digitais da editora Abril (especialmente Superineteressante, Mundo Estranho e Aventuras na História) foram pioneiras no desenvolvimento de newsgames ou jogos jornalísticos. Quando fui editor do site da Superinteressante, a marca se tornou referência mundial no gênero ganhando destaque nos sites do "Nieman Journalism Lab" da prestigiada universidade de Harvard e no "Knight Center for Journalism" da Universidade do Texas.
Meu trabalho nesse jogo foi composto de edição e game design.
Créditos:
Edição: Fred di Giacomo, Rafael Kenski, André Sirangelo e Alexandre Versignassi. Reportagem: Maurício Horta. Desenvolvimento e design: Douglas Kawazu