trem-samba-face.jpg

DataViz: República Imigrante do Brasil + Trem do Samba

Reportagens multimídia com visualização de dados

"República Imigrante do Brasil" é uma grande reportagem multimídia que conta a história da imigração no Brasil através de infografia, data visualization e vídeos.

"República Imigrante do Brasil" foi finalista do SPD 2013 disputando com o mundialmente famoso "Snow Fall" do New York Times. 

Concebido inicialmente como um infográfico para a versão impressa da revista Superinteressante, "República Imigrante do Brasil" acabou se tornando uma grande reportagem multimídia com dados sobre os imigrantes que chegaram ao Brasil desde 1890 e um documentário em vídeo mostrando quem são os imigrantes que vivem no país hoje. 

Meu trabalho nesse projeto foi de edição e conceito da versão digital.

Crédito
Edição: Frederico Di Giacomo, Karin Hueck Reportagem e texto: Otavio Cohen, Itamar Cardin Edição de arte: Daniel Apolinario Design: Juliana Moreira e Rafael Quick Ilustração: Diogo Blanco, Daniel Apolinario e Fabricio Lopes Vídeo: Fabio Nascimento Desenvolvimento: Cheny Schmeling

 

"Trem do Samba" é um grande projeto multimídia que conta a história do gênero musical mais famoso do Brasil através de infografia, textos e vídeos raros.

 

O samba é o tipo de música mais tradicional do Brasil, mas sua história é pouco contada fora da época do carnaval. A ideia deste grande infográfico multimídia era fazer um mapa do samba (inspirado no mapa do metrô) onde cada linha fosse um gênero musical e cada estação um artista. Quando o internauta clicasse no artista, ele teria acesso a uma breve biografia e poderia ouvir uma música do sambista. Quando disponível, seriam disponibilizados vídeos históricos dos artistas retratados.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O projeto foi programado em HTML5 e contou com um extensivo trabalho de pesquisa. Ele ganhou uma versão em inglês e uma versão impressa, publicada na revista Superinteressante. Aqui Fred Di Giacomo, criador do Gluck Media, participou não só da edição, mas também da apuração jornalística e da redação dos textos. Escreveu também o roteiro do vídeo de divulgação que criaram para o projeto.
 

Créditos:
Infográfico: Otavio Cohen, Daniel Apolinario, Fred Di Giacomo, Danilo Vespa, Karin Hueck, Raquel Sodré, Carolina Vilaverde, Natália Becattini, Laura Rittmeister, Juliana Moreira, Fabricio Miranda

Glück Media - conteúdo com sentido.
  • facebook-square
  • Twitter Square
  • google-plus-square

© 2017-2019 por @freddigiacomo, São Paulo - Berlim.